Por: Diego Gomes
“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” — Mateus 5:5.
Vivemos numa cultura que idolatra a força, o sucesso, o controle e o poder. Mas Jesus — sempre na contramão — nos diz que os mansos é que são os verdadeiros herdeiros. Quando pensamos assim, parece não fazer sentido.
Fomos moldados assistindo filmes em que o herói é o mais forte, e em uma cultura que glorifica a força física e até mesmo justifica a violência quando os fins “justificam” os meios.
Na história, contudo, grandes homens demonstraram a força da mansidão e paz diante dos adversários. Mahatma Gandhi, por meio da resistência não violenta, exerceu uma influência importante no processo de independência da Índia. Martin Luther King, com seu discurso não violento e sua liderança mobilizadora, foi o exemplo basilar do movimento por direitos civis nos Estados Unidos e até hoje é celebrado como uma lenda.
Embora esses e outros grande homens e mulheres na história, personificaram exemplos de mansidão, apenas Jesus Cristo ofereceu o novo nascimento e o Espírito Santo como fontes de uma mudança de natureza, de dentro para fora.
Nosso maior exemplo de mansidão é o próprio Cristo, pois Jesus não agiu de forma mansa apenas, Ele é a personificação do que significa ser manso e humilde, a definição que Ele deu sobre si mesmo é essa:
“… aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” Mateus 11:29.
Jesus não era omisso e nem apático. Ele nunca reagia com violência e era firme sem ser áspero. Jesus falava a verdade em amor, corrigia com graça, confrontava com lágrimas, pois a sua natureza era dócil. Jesus liderava sem manipular, pois não liderava a partir de insegurança ou egoísmo, mas a partir do amor.
Na época de Jesus, o povo de Israel esperava um Messias guerreiro. Alguém que os libertasse de Roma com espada na mão. Mas Jesus veio com um plano maior: estabelecer um Reino dentro de nós:
“Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17).
Mansidão, ao contrário do que muitos pensam, não é fraqueza. É força sob controle!
É apenas quando Espírito Santo doma os nossos instintos, que a natureza de Cristo vence a natureza de Adão em nós.
No original latino, a palavra “manso” vem de mansuetudo, que significa literalmente: acostumado à mão. É como um animal selvagem que, uma vez domesticado, aprende a confiar no toque do cuidador. Mansidão é isso: permitir que a mão de Deus molde nossa reação, nossa fala, nossa forma de viver …
Num mundo que valoriza a agressividade, a autopromoção e o direito de revidar, Jesus nos chama a um estilo de vida contrário: o da mansidão. Talvez ao ler isso você esteja pensando: “Mas é a minha personalidade ser reativo e eu sou ótimo em ganhar discussões?”.
A verdade é que personalidade não é o padrão bíblico para definir atitudes e sim a pessoa de Jesus Cristo, nosso exemplo. Tampouco é justificativa para nossas falhas de caráter, pois temos o Espírito Santos nos vivificando e transformando a cada dia.
Mansidão é parte do fruto do Espírito, o que significa que podemos acessar essa realidade por meio do Espírito, independente da nossa personalidade ou história de vida. Precisamos apenas querer, pois a mansidão é a marca do novo nascimento:
“Mas o fruto do Espírito é… mansidão…” Gálatas 5:23.
É o Espírito que nos capacita a silenciar o ego, escolher o amor e agir com equilíbrio.
Ele nos ensina a andar como Jesus e a viver como filhos que confiam no Pai.
Ser manso não é ser passivo, mas saber como combater e decidir por quais batalhas vale a pena lutar. Não é renunciar à verdade, mas escolher como comunicá-la. Não é se anular — é se ofertar.
A promessa para os mansos é que Jesus vai confiar a eles posições de governo, seja nessa era ou no porvir. Enquanto líderes políticos vociferam seu autoritarismo ou no mundo corporativo a competição é carnificina, quando até mesmo na igreja muitas vezes o poder é tomado à força, escolha a mansidão.
A verdadeira herança não está em territórios políticos, mas em corações rendidos.
Os mansos não conquistarão o mundo pela força, mas o herdarão por meio da rendição.
Você tem reagido com mansidão ou com instinto? O seu tom, suas palavras e posturas têm revelado mais o Espírito ou a carne? Pense nisso!
Oração de hoje:
Jesus, eu quero aprender contigo. Ensina-me a ser manso como Tu és, a responder com doçura, a corrigir com carinho, a liderar com serviço.
Domina minhas reações e forma em mim um coração semelhante ao Teu. Amém.